Fevereiro/2025
Psicologia
Inteligência Artificial é matemática, não mágica ou um ser inteligente e senciente
Transcrição do post de Cezar Taurion no LinkedIn
acessado em 27 de fevereiro de 2025
Curioso que quando o chatGPT foi lançado, a imensa maioria das pessoas que não tinham contato prévio com IA passaram a ver um sistema desses como mágica. Foi como se tivessem ido dormir na Idade Média e acordado na Era espacial.
Mas, de forma simplificada, o chatGPT é matemática, como todo sistema que chamamos de IA. IA é matemática, não mágica ou um ser inteligente e senciente.
Simplificando, a mágica do chatGPT funciona assim:
a) Ingerir um enorme corpus de texto de todas as fontes digitalizadas disponíveis.
b) Ao fazer isso, atribua a cada palavra única um identificador único, um número que servirá como um token para representar essa palavra.
c) Dentro dos limites de cada texto, registre a localização de cada token em relação a todos os outros tokens.
d) Usando apenas esses dois elementos - token e localização - determine para cada palavra em todo o corpus a probabilidade de ser adjacente a, ou nas proximidades de, todas as outras palavras.
e) Alimente essas probabilidades em uma rede neural para agrupar palavras e construir um mapa de relacionamentos.
f) Aproveitando este mapa, dada qualquer sequência de palavras como um prompt, use a rede neural para prever a próxima palavra (assim como a correção automática no Word).
g) Com base no feedback obtido, ajuste os parâmetros internos da rede neural para melhorar seu desempenho.
h) À medida que o desempenho melhora, estenda o alcance da previsão da próxima palavra para a próxima frase, depois para a próxima cláusula, a próxima frase, o próximo parágrafo e assim por diante, melhorando o desempenho em cada estágio usando o feedback para ajustar ainda mais seus parâmetros internos.
i) Com base em tudo o que foi dito acima, gere respostas de texto para perguntas e solicitações de usuários que os revisores concordem que são apropriadas e úteis.
Bem, olhando isso vemos claramente que ChatGPT não tem ideia do que está escrevendo. De fato, o ChatGPT não tem ideias de nenhum tipo, nenhum conhecimento ou experiência, porque não possui informações semânticas. É tudo matemática. A matemática foi usada para retirar o significado das palavras, e esse significado não é restaurado até que um usuário se envolva com a saída para fazê-lo, usando seu próprio cérebro, não o do ChatGPT. O ChatGPT está operando inteiramente na forma e não no conteúdo.
Ao processar a totalidade de seu corpus, ele pode gerar a sequência mais provável de palavras que se correlaciona com o prompt de entrada que recebeu. Além disso, ele pode modificar essa sequência com base nas interações subsequentes com um usuário final.
Outros Informes: Psicologia Assessoria de Desempenho Consultoria Empresarial Idéias Inspiradoras