Outubro/2024
Psicologia
Família Doriana
Transcrição do texto de Tati Freitas
(publicado no site de Tati Freitas - A vida segundo a Tati, acessado em 15 de outubro de 2024)
Caso queira acessar a página original, clique aqui.
Quando criança idealizava minha futura família como aquelas apresentadas em comerciais de margarinas/manteigas.
Eu tinha a nítida certeza de que era possível ter uma família perfeita.
Quando digo perfeita, me refiro a uma família na qual não existem divergências no relacionamento, sem dificuldades financeiras, com crianças tranquilas, adolescentes sem crises, gatos que saibam o local certo de afiar suas unhas…
Era plenamente capaz de me ver acordando cedo, maravilhosamente disposta e, após um delicioso banho e de me arrumar com esmero, acordar minha família, trocar as crianças, fazer o lanche da escola e preparar café da manhã digno de hotel 05 estrelas.
E após tudo isso, sentarmos todos a mesa e desfrutar de um momento lindamente demorado pela manhã e sairmos todos com sorriso no rosto e a certeza de uma vida perfeita.
Como me parecia fácil. Quão ingênua sonhadora eu era.
Os anos se passaram, muito vivi, muito acertei e muito errei, mas principalmente muito aprendi.
E aprendi que perfeito não passa de um conceito subjetivo e que quem, para ser feliz, procura perfeição em um relacionamento está fadado a passar a vida procurando.
Família doriana só existe nos comerciais.
Somos todos seres humanos, carregados de qualidades e defeitos e quando nos juntamos a outro tudo é possível.
Existem famílias que nascem de uma maneira muito tranquila e planejada, ou seja, os envolvidos namoram, noivam, casam, compram a casa, planejam a vida, geram seus filhos ou não e ainda assim não conseguem atingir a felicidade procurada.
Outras vem com uma bagagem a tiracolo, como a minha, uma família nova, com três crianças de relacionamentos anteriores e uma criança desta nova família.
O que realmente quero dizer é que não existe cenário perfeito para a felicidade, o que existe é a nossa capacidade de reconhecer a perfeição existente na imperfeição que possuímos e ser feliz por isto.
De fato minha família passa longe do retrato das famílias de propaganda, jamais conseguimos nos sentar todos a mesa para o demorado café da manhã de hotel 05 estrelas, vez que para isto teríamos que acordar pelo menos as 05 da matina para dar tempo e, com certeza, nenhum de nós teria um sorriso de bom dia nos lábios.
Mas sabe de uma coisa, com ou sem café da manhã infantilmente idealizado, eu tenho a família que pedi a Deus, um marido com o qual nem sempre concordo, filhos lindos que me deixam maluca, uma gata que insiste em detonar meu sofá para aparar suas unhas e a certeza do amor que nos une e conforta sempre, principalmente nos momentos mais difíceis.
Resumindo, encontrei a felicidade na imperfeita família perfeita que possuo.
Outros Informes: Psicologia Assessoria de Desempenho Consultoria Empresarial Idéias Inspiradoras