Outubro/2022

Psicologia
 

Vocabulário da Psicanálise

Conceitos Básicos relacionados às Fases do Desenvolvimento Psicossexual


Transcrição do Livro: Vocabulário da Psicanálise - Laplanche e Pontalis

 

 

Pulsão

 

Processo dinâmico que consiste numa pressão ou força (carga energética, fator de motricidade) que faz o organismo tender para um objetivo. Segundo Freud, uma pulsão tem a sua fonte numa excitação corporal (estado de tensão); o seu objetivo ou meta é suprimir o estado de tensão que reina na fonte pulsional; é no objeto ou graças a ele que a pulsão pode atingir a sua meta.

 

Libido

 

Energia postulada por Freud como substrato das transformações da pulsão sexual quanto ao objeto (deslocamento dos investimentos), quanto à meta (sublimação, por exemplo) e quanto à fonte da excitação sexual (diversidade das zonas erógenas).

 

Em Jung, a noção de libido ampliou-se a ponto de designar “a energia psíquica” em geral, presente em tudo o que é “tendência para”.

 

Angústia

 

Angústia ante um perigo real: termo utilizado por Freud no quadro da sua segunda teoria da angústia: angustia perante um perigo exterior que constitui para o sujeito uma ameaça real.

 

Angústia automática: reação do sujeito sempre que se encontra numa situação traumática, isto é, submetido a um afluxo de excitações, de origem externa ou interna, que é incapaz de dominar.

 

Fixação

 

A noção de fixação é geralmente compreendida no quadro de uma concepção genética que implica uma progressão ordenada da libido (fixação numa fase). Podemos considerá-la, fora de qualquer referência genética, dentro do quadro da teoria freudiana do inconsciente, como designando o modo de inscrição de certos conteúdos representativos (experiências, imagos, fantasias) que persistem no inconsciente de forma inalterada e aos quais a pulsão permance ligada.

 

Regressão

 

Num processo psíquico que contenha um sentido de percurso ou de desenvolvimento, designa-se por regressão um retorno em sentido inverso desde um ponto já atingido até um ponto situado antes deste.

 

A regressão se dá, de acordo com Freud, ao longo de uma sucessão de sistemas psíquicos que a excitação percorre normalmente segundo determinada direção.

 

A regressão supõe uma sucessão genética e designa o retorno do sujeito a etapas ultrapassadas do seu desenvolvimento (fases libidinais, relações de ogjeto, identificações, etc.).

 

A regressão designa a passagem a modos de expressão e de comportamento de nível inferior do ponto de vista da complexidade, da estruturação e da diferenciação.

 

Defesa

 

Conjunto de operações cuja finalidade é reduzir, suprimir qualquer modificação suscetível de por em perigo a integridade e a constância do indivíduo biopsicológico. O ego, na media em que se constitui como instância que encarna esta constância e que procura mantê-la, pode ser descrito como o que está em jogo nessas operações e o agente delas.

 

De um modo geral, a defesa incide sobre a excitação interna (pulsão) e, preferencialmente, sobre uma das representações (recordações, fantasias) a que está ligada, sobre uma situação capaz de desencadear essa excitação na medida em que é incompatível com este equilíbrio e, por isso, desagradável para o ego. Os afetos desagradáveis, motivos ou sinais da defesa, podem também ser objeto dela.

 

O processo defensivo especifica-se em mecanismo de defesa mais ou menos integrados ao ego.

 

Marcada e infiltrada por aquilo sobre o que em última análise ela acaba incidindo – a pulsão -, a defesa toma muitas vezes um aspecto compulsivo e opera, pelo menos parcialmente, de forma inconsciente.

 

Neurose

 

Afecção psicogênica em que os sintomas são a expressão simbólica de um conflito psíquico que tem raízes na história infantil do sujeito e constitui compromissos entre o desejo e a defesa.

 

A extensão do termo neurose tem variado bastante; atualmente tende-se a reservá-lo, quando isolado, para as formas clínicas que podem ser ligadas à neurose obsessiva, à histeria e à neurose fóbica. A psicossomáticas, enquanto estatuto nosográfico daquilo a que se chama “neuroses atuais”, “neuroses traumáticas” ou “neuroses de caráter” continua a ser discutido.

 

 

Referência Bibliográfica


Vocabulário de psicanálise / Laplanche e Pontalis;
sob direção de Daniel Lagache ; tradução Pedro Tamen. – 4ª. ed. – São Paulo : Martins Fontes, 2001

 

 


Jaimildo Vieira da Silva - CRP 6/89557
Celular e WhatsApp (11) 9 7591 9197    Email jaimildo@jaimildovieira.com.br
Jaimildo Vieira © 2019