Dezembro/2020 

Empregabilidade
Mantendo o trabalho remunerado

 

Empregabilidade 3.jpg


"Eu espero que você não procure emprego em uma organização, mas que desenvolva habilidades, serviços e produtos para vendê-los a empresas e a outras pessoas no mercado. Procure clientes. Se você tiver atividades vendáveis, poderá trabalhar sempre".


Charles Handy  
 

Empregabilidade é a capacidade de prestar serviços e de obter emprego no setor privado ou público. Esta capacidade inclui aptidão técnica, gerencial, intelectual, humana e social, para colaborar nos projetos dos clientes e empregadores.

 

Foi-se embora o tempo em que havia garantia de remuneração por estarmos empregados, nos permitindo pagar as contas do dia-a-dia e as prestações de empréstimos de longo prazo.


Em consequência da automação e da globalização ocorreu a diminuição do tempo de permanência do trabalhador ou prestador de serviços em uma determinada empresa. E os prestadores de serviço passaram a ter vários e não mais um único cliente. Também ocorreu o aumento do tempo médio de recolocação no mercado de trabalho. 
 

Ter uma boa empregabilidade é estar preparado para conseguir um novo trabalho remunerado, sem sofrer demais, sem ter perdas significativas no padrão de vida, e fazer tudo isso no período de tempo determinado pela reserva financeira. Por não termos garantia de estabilidade, é ainda nos prepararmos da melhor forma possível para enfrentar os períodos imprevistos de  falta de remuneração. 

 

Para saber mais sobre sua Empregabilidade:
Agende uma Entrevista


Os Pilares da Empregabilidade

 

Adequação Vocacional
 

Faça o que gosta de fazer. Ou reflita sobre sua carreira profissional com ou sem a ajuda de consultores especializados em orientação profissional e vocacional.
Lembre-se de que trabalhar em algo de que não gosta é fonte de mal-estar, tornando sua vida menos saudável.

 

Competência Profissional
 

Aqui relembramos o conceito do CHA (Capacidade, Habilidade e Atitude), muito utilizado nos processos de seleção de colaboradores e prestadores de serviço.
É fundamental acompanhar o mercado em que pretendemos trabalhar, nos mantendo capacitados para atender as demandas “CHA” que o mercado exige.

 

Idoneidade
 

Procure sempre ter uma conduta que lhe proporcione boas referências.
Nossas referências são recursos muito eficazes, que nos levam às oportunidades de trabalho remunerado, ou nos afastam delas.

 

Boa Saúde (Bem-Estar)
 

Conforme define a OMS (Organização Mundial da Saúde):
“Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a mera ausência de doença ou enfermidade”.

Trabalhamos para viver ou vivemos para trabalhar?
Quando o trabalho é um meio e não a finalidade em nossa vida, cuidamos bem da nossa saúde.
Considere fazer sua
Roda da Vida: isto vai ajudá-lo(a) a avaliar a sua aqualidade de Vida e Bem-Estar.

 

Reserva Financeira
 

É relevante manter uma reserva financeira para os tempos em que nossa remuneração diminui ou inexiste. É esta reserva que vai manter a nossa qualidade de vida, quando não tivermos uma fonte de renda.

 

Relacionamentos (Networking)

Ser humano é ser indivíduo e ser social.
A história de nossa espécie mostra que nos juntamos, formando grupos para termos mais segurança.
É relevante cultivar e registrar nossos relacionamentos.
E ter em mente que a interdependência é fundamento da civilização: a
solitude é essencial, assim como a colaboração.

 

Referência de Leitura:
 

Empregabilidade, José Augusto Minarelli,
Editora Gente, 1995